Psicopedagogia na Instituição – Psicopedagoga Queli Wagner

 

Com o intuito de potencializar as práticas educativas, a psicopedagogia institucional, centra as atenções a todos os atores envolvidos no processo escolar, onde o objeto de estudo é o sujeito e sua complexa rede de relações, debruçando-se sobre o processo de aprendizagem.

Juntamente com toda a Equipe Escolar, o Psicopedagogo estará mobilizado na construção de um espaço concreto de ensino- aprendizagem, espaço este orientado pela visão de processo, através do qual todos os participantes se articulam e mobilizam na identificação dos pontos principais  a serem intensificados e hierarquizados, para que não haja ruptura da ação e sim continuidade crítica que impulsione a todos em busca do saber.

Essa prática atualmente se estrutura em três linhas de ação:

 

Projeto Vivências e Aprendências: É um projeto desenvolvido em todas as turmas do Colégio Divino Mestre onde será desenvolvido uma ação antecipatória que olhará sobre questões e atravessamentos encontrados no grupo, como um todo. Desenvolvido por meio do aspecto lúdico, através de jogos, dinâmicas e reflexões. Este por sua vez, apresentará ramificações quando assim se fizer necessário, assim como o Projeto Educação pela Paz, que é uma campanha de combate ao bullying.

Vidas Paral (elas): O projeto se volta para a saúde e a qualidade de vida dos professores e dos funcionários em geral, no qual se busca contemplar de forma interdisciplinar medidas de controle no ambiente de trabalho, assegurando assim a qualidade de vida e a motivação pelo trabalho, subsidiando e oferecendo um referencial teórico-metodológico em relação à saúde do professor/funcionário, buscando assim a reflexão da influência da saúde para sua prática pedagógica, enfatizando a necessidade de cuidados e prevenção. Dentro deste se abre o Espaços Dialógicos, no qual o professor juntamente com o Psicopedagogo trocará ideias e buscar-se-ão alternativas e estratégias em prol da potencialização do processo de ensino e aprendizagem.

Educação com Amor: Este espaço se conjuga para a orientação de pais e ou responsáveis. Dentro deste também se realiza conversas e palestras com grupo de pais abordando temáticas e demandas que se estabelecem ao longo do processo.